Denominação

Federação das Academias de Letras e Cultura de Minas Gerais - FALEMG, entidade sem fins econômicos, fundada em 17/12/2010. Tem por finalidade aproximar intelectuais, escritores e Academias de Letras e Cultura e entidades similares regularmente constituídas no estado de Minas Gerais, visando à preservação, o estudo, à divulgação e o fortalecimento da cultura nacional, da Língua Portuguesa, das Expressões Literárias, assim como da História, Artes e Ciências em todas as suas modalidades.
Para ler o Estatuto acesse:http://www.jornalaldrava.com.br/Doc/Estatuto_FALEMG.pdf

domingo, 2 de junho de 2013

Nota de pesar

A FALEMG compartilha nota de pesar pelo falecimento da conselheira, escritora Creusa Cavalcanti França,

Nascida em Piraju, São Paulo, Creusa transferiu-se ainda jovem para Juiz de Fora, onde se graduou em letras clássicas pela UFJF e casou-se com o médico e escritor Aspérides de Souza França. Professora durante décadas, a escritora integrou o projeto "Contos urbanos", da Tribuna, no ano passado, com um texto intitulado "Uma frustrada peraltice", no qual resgata com grande austeridade o clima das salas de aula da década de 1970. Com sua simpatia e gentileza, devotou-se à cena artística de Juiz de Fora, acompanhando-a em detalhes, que certamente lhe serviram de inspiração para os mais de 12 títulos literários lançados ao longo da extensa e intensa carreira tanto na prosa quanto no verso. A dona de escrita e posturas clássicas despediu-se em 30 de maio de 2013.

Creusa Cavalcanti Fra
nça tomou posse na ALACIB em 20 de agosto de 2011. Escritora e poeta, com expressão como ficcionista, ensaísta, trovadora, conferencista. Diplomada em Letras Clássicas, pela Universidade Federal de Juiz de Fora e, em Psicologia pelo CEPA_RJ. Membro Titular Fundador da Academia Juiz-forana de Letras, integrado-lhe a Diretoria, desde a fundação (1982); Fundadora e Presidente do Centro de Estudos Literários – JF (1995); Membro Efetivo da Academia Feminina Mineira de Letras e da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais; da Fluminense de Letras – Niterói – RJ; entre outros silogeus. Agraciada com o “Mérito Cultural” (1999) e “Personalidade Cultural” (2001), pela UBE–RJ; com a Comenda “Henrique Guilherme Fernando Halfeld” e “Pedro Nava”, maiores honrarias concedida pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora; Medalhas Tiradentes, Santos Dumont e Juscelino Kubitschek, pela FALASP. Autora das obras: “Retalhos de Ilusão”; “Memorial Literário”; “Perfís Literários”; “Contemporaneidade Literária”; “Manhãs do Tempo”; “Na Estância da Poesia”; “Na Estética das Horas”; “Horas Azuis”; “Mosaico de Emoções”; “Paisagens do Tempo”. Laureada em Concursos Literários de âmbito nacional e internacional.

Creusa Cavalcanti França

Nenhum comentário:

Postar um comentário